Os primeiros moradores chegaram em 1845, e tiveram que abrir "picadas" para chegarem às terras, pois havia um pântano provocado pelas águas do arroio Tucanos e embelezado pelos gravatás floridos na primavera. Deste conjunto surgiu o nome "PICADA GRAVATÁ".
A primeira via de acesso ao local foi a atual rua Sete de Setembro. As aulas eram dadas numa pequena casa, onde hoje mora o Senhor Chico maciel, tendo como professores Olímpio Trott, Priscila Amoretti e Germano Teodoro.
Não havia prédio escolar e os filhos homens estudavam no centro da cidade onde lecionava o professor Rodolfo Dietschi. As meninas não frequentavam a escola.
![]() |
Em 1945 foi criada a escola tendo inicialmente 15 alunos. |
![]() |
Em 1948, recebeu a denominação de "Escola Municipal Alagoas".
Em 1961, foi construído o novo prédio na Vila medianeira, a 500 metros da antiga escola na Picada Gravatá.
O número de alunos aumentava tornando necessária a cosntrução de um novo prédio, que ocorreu em 1985.
Através da Lei Municipal nº 1203/88, a Escola passou a denominar-se ESCOLA MUNICIPAL DE 1º GRAU INCOMPLETO JOÃO MARTINS NUNES, em homenagem ao ex prefeito de nossa cidade.
A partir do ano 2000, altera a denominação das escolas municipais, portanto nossa escola passou a ser ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO MARTINS NUNES.
Em 2003, ampliação da escola com novas salas de aula e a criação do Laboratório de Informática.
Em 2009, novamente nossa escola foi ampliada com mais duas salas de aula, sala dos professores, depósitos, cozinha e o tão sonhado refeitório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário